Quem somos nós


A Equipe do Instituto Nacional SaberAutismo tem entre seus objetivos principais compartilhar conhecimentos sobre os transtornos do espectro do autismo (DSM 5), ou como também são denominados, os transtornos globais do desenvolvimento (CID 10). e assuntos relacionados a: educação especial, inclusão, fonoaudiologia, pedagogia, psicopedagogia, psicologia, terapia ocupacional, pediatria, neurologia e psiquiatria.

A atuação clínica e educacional do Instituto Nacional SaberAutismo é baseada em estudos científicos e conduzida a partir de fundamentação teórica reconhecida nacional e internacionalmente.

Temos como princípio a necessidade de unir conhecimentos de diferentes áreas (fonoaudiólogos, psicólogos, psicopedagogos, pedagogos, terapeutas ocupacionais, professores, médicos, entre outros) para alcançar um entendimento mais amplo sobre os aspectos envolvendo o autismo: avaliação multiprofissional e interdisciplinar, intervenção precoce, terapias, educação escolar, profissionalização e qualidade de vida.

Outro princípio fundamental do Instituto Nacional SaberAutismo é priorizar a atenção e suporte às famílias. Para isso contamos com Programas de Atenção e Orientação específicos dirigidos a pais e familiares.

Também promovemos cursos e palestras para Formação Profissional em Saúde e Educação nas Modalidades Presencial e On-Line.

Dra. Maria Claudia Brito

Fundadora e Diretora Geral do Instituto


Drª Maria Claudia Brito é Fonoaudióloga, Pós-Doutora e Doutora (PhD) em Educação, Mestre em Psicologia (todos com ênfase em Autismo), UNESP/SP. Professora Universitária, Pesquisadora do CNPq/SET-A em Autismo, Robótica e Linguagem e do Grupo de Pesquisa CNPq “Diferença, Desvio e Estigma”, UNESP/SP. Editora-Chefe no Portal Saber Autismo.

Possui 15 anos de experiência em Espectro do Autismo, Deficiência Intelectual, Síndromes genéticas e Alterações no Desenvolvimento da Comunicação de Crianças.

Equipe Multiprofissional e Interdisciplinar

O Instituto conta com a colaboração de profissionais de diversas áreas: fonoaudiologia, psicopedagogia, psicologia, neurpsiosicopedagogia, terapia ocupacional e outros de acordo com as necessidade de cada aluno ou paciente.