AUTISMO E COMUNICAÇÃO: PORQUE O FONOAUDIÓLOGO É IMPORTANTE?
A fonoaudióloga Drª Maria Claudia Brito, escreveu uma série de 5 (cinco) ARTIGOS SOBRE AUTISMO, LINGUAGEM E FONOAUDIOLOGIA! Aí vai o primeiro!
A fonoaudióloga Drª Maria Claudia Brito, escreveu uma série de 5 (cinco) ARTIGOS SOBRE AUTISMO, LINGUAGEM E FONOAUDIOLOGIA! Aí vai o primeiro!
As palavras que mudam a sua vida… “O seu filho tem autismo”. Elas ligam mães de uma forma que outras pessoas não conseguem compreender. Devido ao fato de o autismo atravessar todas as fronteiras sociais, econômicas e culturais, as mães de crianças com autismo vêm de todos os países do mundo e de todos os percursos de vida.
Escrito por Kymberly Grosso em Autism in Real Life
A Drª Maria Claudia Brito, escreveu uma série de 5 artigos sobre Autismo, Linguagem e Fonoaudiologia. Aí vai o segundo! Se você conhece crianças com autismo que apresentam comunicação verbal (falam), há uma significativa possibilidade de que perceba que elas comumente repetem palavras e frases ditas por outras pessoas.
“O Cérebro de Hugo” é um filme francês que aborda o autismo. O filme mostra uma ficção, a história do Hugo, baseada em fatos reais, e ao mesmo tempo mostra declarações de pessoas auitistas e também mostra a história de tratamentos.
Foi analisado o perfil comunicativo de crianças com síndrome de Asperger e as estratégias utilizadas por professoras na comunicação com esses alunos no ensino regular.
O projeto é pioneiro no Brasil ao utilizar robôs nesse tipo de terapia para autismo. Conduzido pelas pesquisadoras Drª Maria Claudia Brito e Drª Andréa Regina Nunes Misquiatti. O projeto atende a um grupo de dez crianças e adolescentes.
O conhecimento dos fatores que influenciam a sobrecarga de cuidadores é mais um dado a ser agregado no planejamento de atenção e intervenção e pode auxiliar na elaboração de estratégias de orientação e assistência a crianças e adultos com Autismo e seus familiares.
[VÍDEO] Qual a diferença entre Deficiência Intelectual e Deficiência Mental? Drª Maria Claudia Brito.
Você sabe qual é a diferença entre DEFICIÊNCIA INTELECTUAL e DEFICIÊNCIA MENTAL?
A Drª Maria Claudia Brito, escreveu uma série de 5 artigos sobre Autismo, Linguagem e Fonoaudiologia. Aí vai o terceiro! Quanto mais precocemente houver a identificação e a intervenção, maiores podem ser as possibilidades de a criança falar e/ou de se comunicar também de outras formas (por meio da escrita, de gestos, mímicas, recursos de comunicação alternativa, etc).
Aí vai o Quarto artigo da Drª Maria Claudia Brito sobre Autismo, Linguagem e Fonoaudiologia. Entre as mais frequentes dúvidas que pais e profissionais trazem a mim em relação a crianças com autismo/ TEA temos as recorrentes "PORQUE ELE AINDA NÃO FALA" E "O QUE PODEMOS FAZER sobre isso?"
Aí vai o quinto artigo da Drª Maria Claudia Brito sobre Autismo, Linguagem e Fonoaudiologia. Algumas crianças com autismo/transtorno do espectro do autismo (TEA), por exemplo, têm grande facilidade com letras e números, às vezes precocemente (hiperlexia), mesmo que a compreensão do que lêem esteja prejudicada.
Por Drª Maria Claudia Brito [Fonoaudióloga]. Habilidades surpreendentes de memorização, atenção prodigiosa a detalhes, vocabulário diferenciado, fala com plurais rigorosamente corretos aparentemente rebuscada para a idade e a escolaridade, habilidades precoces de leitura, sendo capaz de ler livros inteiros em pouco tempo, intenso interesse por números e assuntos não habituais para a idade.
Livro organizado pelas Drª Maria Claudia Brito e Drª Andréa Regina Nunes Misquiatti reúne renomados profissionais abordando diferentes temas relacionados ao autismo em uma perspectiva multiprofissional.
Por Drª Maria Claudia Brito [Fonoaudióloga]. Se aos 2 ou 3 anos a criança não fala busque ajuda!
O Canal do Saber Autismo é um Vídeo Blog da fonoaudióloga Drª Maria Claudia Brito com dicas e conteúdos sobre os Transtornos do Espectro do Autismo (TEA) e Desenvolvimento Infantil.
Para assistir os vídeos e ver todas as novidades basta inscrever-se aqui: https://www.youtube.com/channel/UCFbx6QBTcDI6toOnO-EyajQ
Resumo da palestra que será oferecida pelo Dr Walter Camargos no 1º Congresso Nacional Online de Educação Familiar e Escolar em Autismo, que ocorrerá entre os dias 17 e 22 de outubro de 2016.
CADASTRE-SE AGORA NO SITE http://www.conefau.com.br PARA NÃO PERDER A PALESTRA: Sinais de Autismo Infantil em Bebês
Acesso Premium do 1º Conefau - Congresso Nacional Online de Educação em Autismo ! A psicóloga Ana Carla Vieira apresentará palestra exclusiva para os inscritos no 1º CONEFAU como Acesso Premium. Para assistir a palestra inscreva-se em Acesso Premium no site http://www.conefau.com.br
Acesso Premium do 1º Conefau - Congresso Nacional Online de Educação em Autismo ! A Terapeuta Ocupacional Carolina GRegorutti apresentará palestra exclusiva para os inscritos no 1º CONEFAU como Acesso Premium. Para assistir a palestra inscreva-se em Acesso Premium no site http://www.conefau.com.br
Palestra de Joe Santos no 1º Congresso Nacional Online de Educação Familiar e Escolar em Autismo, que ocorrerá entre os dias 17 e 22 de outubro de 2016. O Congresso é Online e Gratuito!
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Acesso Premium do 1º Conefau - Congresso Nacional Online de Educação em Autismo ! O Dr Luiz Gustavo Oliveira Daré é Advogado e apresentará palestra exclusiva para os inscritos no 1º CONEFAU como Acesso Premium. Para assistir a palestra inscreva-se em Acesso Premium no site http://www.conefau.com.br
Palestra do Drª Tatiana Takeda no 1º Congresso Nacional Online de Educação Familiar e Escolar em Autismo, que ocorrerá entre os dias 17 e 22 de outubro de 2016. O Congresso é Online e Gratuito!
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Palestra de Fátima de Kwant no 1º Congresso Nacional Online de Educação Familiar e Escolar em Autismo, que ocorrerá entre os dias 17 e 22 de outubro de 2016. O Congresso é Online e Gratuito!
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Palestra da Psiquiatra e Pediatra Raquel Guimarães Del Monde no 1º Congresso Nacional Online de Educação Familiar e Escolar em Autismo, que ocorrerá entre os dias 17 e 22 de outubro de 2016. O Congresso é Online e Gratuito!
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Palestra do Psicólogo Carlo Schmidt no 1º Congresso Nacional Online de Educação Familiar e Escolar em Autismo, que ocorrerá entre os dias 17 e 22 de outubro de 2016. O Congresso é Online e Gratuito!
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Palestra do Dr Sadao Omote no 1º Congresso Nacional Online de Educação Familiar e Escolar em Autismo, que ocorrerá entre os dias 17 e 22 de outubro de 2016. O Congresso é Online e Gratuito!
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Resumo da palestra que será oferecida por Claudia de Moraes no 1º Congresso Nacional Online de Educação Familiar e Escolar em Autismo, que ocorrerá entre os dias 17 e 22 de outubro de 2016. O Congresso é Online e Gratuito!
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Resumo da palestra das Psicólogas Drª Claudia Hakim no 1º Congresso Nacional Online de Educação Familiar e Escolar em Autismo, que ocorrerá entre os dias 17 e 22 de outubro de 2016. O Congresso é Online e Gratuito!
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Resumo da palestra da Psicóloga Drª Camila Gomes no 1º Congresso Nacional Online de Educação Familiar e Escolar em Autismo, que ocorrerá entre os dias 17 e 22 de outubro de 2016. O Congresso é Online e Gratuito!
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Palestra da Musicoterapeuta Ana Carolina Steinkopf, criadora do "Projeto Umasinfonia Diferente" no 1º Congresso Nacional Online de Educação Familiar e Escolar em Autismo, que ocorrerá entre os dias 17 e 22 de outubro de 2016. O Congresso é Online e Gratuito!
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Resumo da palestra da Terapeuta Ocupacional Andrea Delgado no 1º Congresso Nacional Online de Educação Familiar e Escolar em Autismo, que ocorrerá entre os dias 17 e 22 de outubro de 2016. O Congresso é Online e Gratuito!
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Resumo da palestra das Psicólogas Drª Ana Claudia Verdu e Ms Bárbara Guerra no 1º Congresso Nacional Online de Educação Familiar e Escolar em Autismo, que ocorrerá entre os dias 17 e 22 de outubro de 2016. O Congresso é Online e Gratuito!
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Na entrevista abordou-se desde a Intervenção Precoce à Inserção no Mercado de Trabalho para pessoas com autismo/TEA. A divulgação de informações adequadas para a grande mídia e para a sociedade em geral é um dos importantes passos para a desconstrução de estigmas, rumo à inclusão social nos mais variados setores da sociedade.
Tive a oportunidade de me manifestar sobre casos de crianças com autismo e venho agora compartilhar esse conhecimento com você, por observar que há um grande volume de pessoas com dúvidas sobre isso e pelo fato de haver muitas famílias para as quais este benefício é um direito indispensável!
O TDAH ou Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade é um transtorno mental inequívoco, porém pode ser complexo, irreverente, instigante, abrangente e heterogêneo. Sua interface camaleônica e com potencial de vir acompanhado de um ou mais transtornos psiquiátricos desafia e aguça a nossa capacidade e o nosso saber, pela frequência com que torna o diagnóstico do TDAH um real desafio à prática<
Artigo de Fatima de Kwant, jornalista, brasileira, mãe de um jovem adulto com autismo, que reside com sua família na Holanda. Idealizadora do Projeto Autimates Autistas são crianças durante dezoito anos, mas serão adultos durante toda a vida. A sociedade, através de seus órgãos responsáveis, tem o dever de tirá-los da invisibilidade.
Já falamos anteriormente da necessidade de olharmos para os familiares. Permanecendo com esta bandeira, buscarei despertar neste post um pouco mais a sensibilidade ao cuidado com todos os envolvidos nesta temática. Carolina Gregorutti, Terapeuta Ocupacional, escreveu uma série de 3 artigos sobre Família e Autismo. Aí vai o terceiro!
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística estimou em 5.700.807 pessoas com perda auditiva no Brasil. Estima-se que 10-15% das crianças em idade escolar são portadoras de perda auditiva leve e flutuante e 2% portadoras de perda auditiva que exigem uso de aparelhos de amplificação sonora.
Nossa colaboradora Carolina Gregorutti, que é Terapeuta Ocupacional e Doutoranda em Educação pela UNESP/SP, escreveu para nós uma SÉRIE DE TRÊS ARTIGOS SOBRE FAMÍLIA E AUTISMO. Aí vai o segundo da série!
Nossa colaboradora Carolina Gregorutti, que é Terapeuta Ocupacional e Doutoranda em Educação pela UNESP/SP, escreveu para nós uma SÉRIE DE TRÊS ARTIGOS SOBRE FAMÍLIA E AUTISMO. Aí vai o primeiro da série!
Apesar de não existir uma receita pronta para lidar com o autismo em sala de aula, há aspectos básicos na aprendizagem humana - comuns a todos nós - que podem servir de mediadores da aprendizagem, dentre eles a afetividade.
O livro “Tom e seu novo amigo Nico” apresenta como tema principal o autismo. A obra faz parte da “Coleção Incluir”, que possui outros livros infantis que abordam diferentes deficiências.