www.conefau.com.br PARA NÃO PERDER A PALESTRA  "Adultos com TEA: Educação&" />


 

Resumo da palestra que será oferecida por Claudia de Moraes no 1º Congresso Nacional Online de Educação Familiar e Escolar em Autismo, que ocorrerá entre os dias 17 e 22 de outubro de 2016. O Congresso é Online e Gratuito! 

CADASTRE-SE AGORA NO SITE  www.conefau.com.br PARA NÃO PERDER A PALESTRA  "Adultos com TEA: Educação&

 

Adultos com TEA: Educação ao Longo da Vida

Não é nada fácil receber o diagnóstico de autismo para um filho, e talvez por isso, os médicos tenham encontrado o termo “Autismo Infantil” para facilitar as coisas, uma maneira mais suave de abrandar o golpe, pois dá aos pais quase sempre leigos, a esperança de que se é infantil um dia poderá acabar, já que afinal, os filhos não serão crianças para sempre.

Esse é um dos maiores mitos do autismo, o da infância permanente. Uma vez li a seguinte frase: “No autismo o movimento para a vida adulta deve ser como cair em um abismo." Mas recordo-me que, ainda no tema "abismo”, Nietzsche disse: "Quando você olha muito tempo para dentro de um abismo, o abismo olha de volta para dentro de você."

E essa é uma verdade que nós pais de autistas adultos descobrimos da pior forma: a queda no abismo e os seus questionamentos sobre nós.

Com isso estou querendo dizer que a diferença entre os serviços disponíveis às crianças e os disponíveis para os adultos é gritante.

Autistas adultos, de uma maneira geral, não têm acesso ao trabalho; a escola (quando os aceita) já não é adequada; muitos terapeutas passam a não acreditar que eles venham a apresentar melhoras e acham que investir neles é tempo perdido; não há lazer adequado; os pais já estão cansados, envelhecidos e sem o mesmo pique do início da vida.

Enfim, tudo fica mais difícil para os adultos. A falta de residências abrigadas ou assistidas, onde eles possam conviver com outras pessoas de sua idade, e onde os pais possam ter confiança em deixá-los, tiraria de suas costas o peso de não saber o futuro dos filhos quando eles já não estivessem por aqui. Essa é também mais uma das nuances da dura realidade que as famílias têm de passar. (trecho do texto Autismo na Idade Adulta de minha autoria, para Revista Autismo, Edição 2, 2012)

Por isso, nessa palestra iremos abordar os seguintes temas: o histórico de atendimento aos autistas adultos, o desenvolvimento de políticas públicas voltadas a esse público. A infantilização, e os cuidados que a família deve ter. A educação de autistas adultos no Brasil, a terminalidade escolar, a capacitação para o trabalho. Escola ou Centro de Atendimento? As Residências Assistidas, ainda aqui se aprende? A necessidade de estruturação e adaptação de materiais pedagógicos, e como fazer isso adequadamente para essa faixa etária.

Publicado no site do 1º Congresso Nacional Online de Educação familiar e Ecolar em Autismo. O Congresso é Online e Gratuito. Garanta sua vaga agora em www.conefau.com.br

 

Claudia Coelho De Moraes - Mãe do Gabriel, 28 anos, autista severo. Pedagoga formada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Pós graduanda em Ensino Estruturado para TEA. Coordenadora do Movimento Orgulho Autista Brasil no Rio de Janeiro. Coordenadora do Instituto Ninho

Voltar