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Resumo da palestra que será oferecida pelo  Dr Walter Camargos no 1º Congresso Nacional Online de Educação Familiar e Escolar em Autismo, que ocorrerá entre os dias 17 e 22 de outubro de 2016. 

CADASTRE-SE AGORA NO SITE http://www.conefau.com.br PARA NÃO PERDER A PALESTRA: Sinais de Autismo Infantil em Bebês

 

SINAIS DE AUTISMO EM BEBÊS

Resumo da Palestra:

Dados epidemiológicos conservadores apontam que o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) acomete 1:100 pessoas e sua identificação de certeza, ou de suspeita, pode ser feita nos primeiros seis meses de idade nos quadros mais evidentes.

Como o TEA ainda não é uma preocupação da saúde pública no Brasil, as suspeitas dos pais iniciam a partir dos doze meses quando ocorrem prejuízos em três dimensões funcionais: na comunicação, na interação e comportamentos inadequados e inesperados para um bebê.

Os sinais mais precoces que podem ser observados são:

- bebê que não olha / olha pouco para a mãe enquanto amamenta (e vai evoluir olhando pouco para pessoas)

-  não chora para mamar ou para ser limpo ou não sorri / sorri pouco como resposta à presença / brincadeiras dos pais e terceiros e quando engaja em brincadeiras não apresenta, em seu turno lúdico a iniciativa do comportamento de “quero mais – não para não porque estou gostando”,

-  não reage com o olhar para sons diversos parecendo ser surdo

-  a não resposta ao nome

-  não aponta o que quer são os pontos mais comuns e básicos

-  O extremo oposto também é possível – um bebê super reativo à estímulos / baixa capacidade de modulação e acomodação do vivenciado.

 

Como a clínica é uma arte e não uma literal “receita de bolo” o que ocorre é que tais prejuízos podem estar presentes, mas menos frequentes / intensos / regulares, exigindo muito esforço e estratégias específicas por parte dos pais para a resposta das “reações esperadas”.

 

Como o TEA pode ser considerado do grupo dos Transtornos do Desenvolvimento, a enorme maioria dos afetados tem expressivo atraso no desempenho das funções esperadas para a idade, fato que é mais facilmente observado quando os pais tem experiência prévia com filhos / outras crianças ou quando são alertados por terceiros. Quando isso não ocorre, eles se adaptam cronicamente à disfuncional idade do bebê trazendo prejuízos futuros para a própria criança e apara todo o contexto familiar.

Publicado no site do 1º Congresso Nacional Online de Educação familiar e Ecolar em Autismo. O Congresso é Online e Gratuito. Garanta sua vaga agora em: http://www.conefau.com.br

 

 

Walter Camargos - Psiquiatra da Infância e Adolescência. Mestrado em Ciências da Saúde, Insituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais, IPSEMG, Brasil.  Autor/Organizador dos livros. Tratado de Psiquiatria da Infância e da Adolescência. 2a. ed. São Paulo: Atheneu, 2012. v. 1. ; Manual Clínico do Transtorno do Déficit de Atenção / Hiperatividade ; Transtornos Invasivos do Desenvolvimento

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